Categorias
indústria

Como evitar acidentes no meio agrícola

Acidentes de trabalho acontecem em qualquer tipo de ambiente, inclusive no meio rural. Saber como evitar acidentes no meio agrícola é essencial para que você não tenha custos desnecessários com tratamentos médicos, indenizações, produções perdidas, máquinas danificadas e outros gastos decorrentes do acidente.

Basicamente, a prevenção contra acidentes no trabalho rural consiste no mesmo conjunto de medidas que devem ser adotadas por quem atua em qualquer outra área, incluindo ações ligadas a segurança, higienização e medicina do trabalho, bem como treinamento adequado dos funcionários que precisam ter contato com equipamentos que podem provocar acidentes, caso não sejam usados corretamente.

Veja como evitar acidentes no meio agrícola

Antes de verificar as atitudes que devem ser aplicadas para evitar acidentes no meio agrícola, é imprescindível criar estratégias de supervisão dos trabalhadores, o que já ajuda bastante na prevenção. Além disso, é importante oferecer condições apropriadas de trabalho, acabando com defeitos constantes, irregularidades técnicas e outras características que arriscam a segurança e até a vida dos funcionários.

Também é essencial que os empregadores instruam seus empregados, a fim de garantir que estes saibam como se comportar na execução de suas devidas tarefas, pois muitos acidentes de trabalho no meio rural ocorrem justamente porque há trabalhadores que têm comportamentos que desconsideram as instruções que devem ser seguidas, seja por falta de informação ou por teimosia em não fazer como foi sugerido no treinamento.

Um dos cuidados básicos que os trabalhadores rurais devem ter é proteger a cabeça contra os raios solares, o que pode ser feito com um boné ou um chapéu. Já os pés precisam de proteção constante, visto que cada tipo de serviço pode gerar ameaças à saúde e ao bem-estar dos profissionais, a partir de diferentes tipos de pisos, como locais com vegetação densa e com mais chances de machucar os pés e as pernas, se a pessoa não utilizar uma bota ou outro calçado adequado para aquele serviço.

No caso do transporte de pessoas, o veículo deve oferecer as condições necessárias para assegurar a proteção dos funcionários, limitando o contato destes com equipamentos, por exemplo. Além disso, os profissionais não devem viajar em bancos soltos e sem encosto ou em outras condições perigosas, como sobre estribos, paralamas ou sobre a cabine do meio de transporte.

Mais dicas de como evitar acidentes no meio agrícola

Como alguns locais de trabalho agrícolas são campos abertos, os funcionários precisam se dirigir a abrigos quando tempestades começarem. Nem pensar em ficar sob linhas elétricas, perto de animais, próximos a cercas, córregos e máquinas ou em lugares elevados. E se os ambientes cobertos estiverem longe, recomenda-se encontrar um conjunto de árvores, mas nunca ficar embaixo de árvores isoladas.

Trabalhadores que fumam nos intervalos precisam se afastar de materiais inflamáveis. É o caso de combustíveis, capim, feno, folhas, madeiras secas e palha, que costumam queimar facilmente. E cada fumante deve checar se o cigarro está realmente apagado antes de retornar ao seu serviço.

Já em relação ao uso de equipamentos, deve-se ter cuidado para que cada ferramenta fique em um local que não ofereça riscos a ninguém, tanto na hora do manejo como nos momentos em que não forem utilizadas. E as condições de cada equipamento também exigem atenção, visto que máquinas velhas ou com defeitos podem aumentar a probabilidade de acidentes, além de fazerem os funcionários se esforçarem mais do que deveriam.

Independentemente do tipo de trabalho rural, é indispensável que todo trabalhador use a proteção adequada para cada atividade, recorrendo a itens como luvas e outros acessórios de prevenção de acidentes. Isso também vale para estojos protetores e outros dispositivos de segurança, em que equipamentos são armazenados.

Fonte: Indústria hoje 

Conheça a comercial 2001, uma empresa que fornece tudo que sua indústria precisa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s